Quinta-feira, 18 de Maio de 2006

PUBLICIDADE RASCA

Se eu tivesse intenção de comprar um carro da marca Opel, mudaria imediatamente de ideias face à publicidade apresentada na televisão que nos mostra um puro macho latino que carrega a sua jovem esposa ao colo até à porta da suposta casa dos pais depositando-a nos braços do também suposto pai, qual mercadoria sem préstimo, enquanto afirma que após três dias de casado chegou à conclusão de que ela não era mulher para ele. Vira costas deixando o pai embasbacado na ombreira da porta com a mercadoria devolvida nos braços. A seguir vem a frase que é qualquer coisa do género tudo é diferente quando se pode experimentar antes, faça um test drive etc.etc., enquanto nos brindam com a imagem de um reluzente Opel Astra. É o mais puro exemplo do que poderemos classificar de publicidade rasca, grosseira e indigna para a condição da mulher, não só na sua qualidade de mulher como de ser humano que se vê aqui retratada como um produto que se adquire e se devolve ao fornecedor (que neste caso é o pai) pelo facto de não ter agradado ao cliente. É assombroso que haja publicitários com tamanha falta de nível, mas mais assombroso ainda é o facto da Opel ter aceitado material tão rasteiro para promover os seus carros e que na RTP, estação paga por todos nós, passe publicidade deste género. É obsceno, aviltante e de um mau-gosto tão grande que demonstra sobejamente a falta de criatividade do seu autor que, desde já, aconselho que se dedique a outra profissão porque para esta falta-lhe bom senso, bom gosto e talento.

ENQUANTO O ANÚNCIO NÃO FOR RETIRADO DOS NOSSOS ECRÃS, VAMOS BOICOTAR A OPEL

publicado por mmfmatos às 17:45
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De José S. a 19 de Maio de 2006 às 00:07
O meu tremendo vício de mudar de canal nos intervalos, leva-me a perder metade dos programas, porque entretanto os esqueço mas não consigo estar 8 minutos na RTP e 15 minutos na SIC a levar com publicidade. Por isso ainda não reparei nesse anúncio nem em muitos outros mas se é para boicotar a opel, ainda para mais agora que eles querem fechar a fábrica da Azambuja, o que é que posso fazer? É que nem estou comprador de carro, nem acho a opel a melhor opção em termos de preço/qualidade.
O "Flip" dá erro em opel mas está em minúsculas de propósito. É já uma forma de boicote eheheh.
De Maria Papoila a 19 de Maio de 2006 às 19:39
Não vi esse anúncio, mas estou indignada com o que descreves tão bem no teu artigo. Para além de boicotar a OPEL é necessário denunciar às entidades competentes tal anuncio, para que seja retirado.
É por situações destas que reveleam um machismo primário e arcaico que ainda existem essas Comissões que velam pelos direitos das mulheres.
Obrigada pela tua visita ao meu campo.
Beijo
De animaleja a 20 de Maio de 2006 às 01:23
Quase toda a publicidade hoje em dia é rasca. Esse anúncio em particular é completamente idiota. Só não percebo é como é que isso consegue passar nas televisões. Será que ninguém controla nada?... .Ou será que alguns pagam bem a quem tem por dever controlar?... Eu já estou por tudo! Bom Fim de Semana!
De lique a 23 de Maio de 2006 às 10:52
Tens toda a razão. É um anúncio absolutamente falho de bom gosto e bom senso. Além de ofensivo à dignidade da mulher.
Vale tudo hoje em dia, ao que parece.
Beijinhos
De js a 23 de Maio de 2006 às 11:27
... nestas coisa da publicidade tudo vale!... e o que interessa verdeiramente é que se fale no produto ... portanto a Opel se tiver conhecimento deste artigo vai-te agradecer ... já tive várias vezes tentado a comentar alguns spots publicitários ... mas como sei que os seus criadores ficam felizes quando há polémica...opto por "ignorar" que eles existem...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e http://mprcoiso.blogs.sapo.pt
De Joel Pinho a 23 de Maio de 2006 às 16:01
Ora bem...eu já vi o anuncio referenciado e como pessoa ligada à publicidade não vejo o porquê de tanta indignação... apenas há um termo de comparação ligado aos parâmetros da nossa sociedade, entre a tentativa de um relacionamento entre um casal, em que tentam ver se dá certo, e a utilização prolongada de um automóvel para constatar se é o carro ideal... Ora se formos a ver com olhos de bagôgos, logicamente que a primeira coisa que se consegue exaltar, é uma mulher (lá está, se calhar, se fosse ao contrário, o homem a ser despachado já não havia polémica) a ser entregue como uma embalagem... mas não é esta ideia que o anuncio quer transmitir, e já ag outra coisa que li aqui num comentário... como é que acham impossível deixarem passar isto na TV? simples...não é de hj que tudo é viável se for explicado... podemos dizer que estará aqui mais uma boa sequela do "Advogado do Diabo", mas quem nos diz que não vivemos numa sociedade assim mesmo... Como é que acham que o Bush é presidente... Outra coisa, de nenhum modo quis insultar ninguém quando disse que só bagôgos veriam o anuncio como imoral... Eu que nem gosto da Opel :D PS: Desculpem estar a meter o bedelho aqui, mas acho que provém tudo de maneiras de ver as coisas...eu não digo que estão errados, digo antes que é uma maneira de ver as coisas que não é a minha, não foi de quem deixou o anuncio vir a publico, nem de quem o fez...

Comentar post

.Leva-me contigo


.posts recentes

. GUERRA AO PIERCING

. ELES COMEM TUDO E NÃO DEI...

. SEM ELES A SALADA NÃO TEM...

. DÁ CÁ UMA SONEIRA

. À LEÃO

. O ENCOBERTO - PARTE II

. O ENCOBERTO

. UMA BOA PÁSCOA PARA TODA ...

. CARNAVALADAS HÁ MUITAS

. SOMOS TODOS IBÉRICOS

.arquivos

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.CURIOSIDADES